A Escola de Educação Infantil
O primeiro contato com o universo escolar é feito na infância e o modo como acontece é um fator decisivo na construção da relação entre o aluno e o espaço escolar. Aqui, no Colégio Vivendo e Aprendendo, nosso compromisso em criar um laço afetivo entre os pequenos e o mundo da Educação Infantil é o que guia todo o trabalho da nossa equipe pedagógica. Nossas propostas curriculares da Educação Infantil e Fundamental I estão fundamentadas no Referencial Curricular Nacional, documento elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto, em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96). Além do compromisso com aquilo que é estabelecido por lei em todo o país, buscamos integrar nossas práticas com o que há de mais novo na Educação em escolas ao redor do mundo.
A prática da Educação Infantil
Tendo em vista os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e as competências gerais da Educação Básica propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros, o mundo social e natural.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
- Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
- Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
- Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador, quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
- Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
- Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
- Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Já conhece nossa Metodologia de Ensino?
Quer saber mais sobre a campanha de
Matrículas e nossos benefícios?
Preencha o formulário que entraremos em contato.
Ou se preferir, envie um WhatsApp para (19) 97109-5151