Projeto realizado com alunos do Fundamental I visa resgatar valores
O Colégio Vivendo e Aprendendo desenvolve o projeto “Guardiões do VIVAP” com seus alunos do Fundamental I. A ideia desse programa educacional surgiu com o intuito de resgatar os valores tão esquecidos em nossa sociedade, além de estreitar a relação entre família e escola.
Para o projeto ser colocado em prática, foi necessário dividir os temas a serem trabalhados entre os segmentos do ensino Fundamental I. Sendo assim, surgiram os personagens do “Guardiões do VIVAP” e, a partir disso, entre uma história e outra, uma aula e outra, as crianças aprendem sobre Verdade, Igualdade, Vivência, Amor e Paz.
“O projeto faz com que cada criança se sinta parte dele, seja levando o caderno de registros, seja sendo o guardião da sala de aula ou mesmo sendo parte da sociedade escolar em que vive” explica Roberta Souza, uma das idealizadoras do Guardiões do VIVAP.
Uma das partes mais importantes é sobre o vínculo afetivo ser criado entre criança e escola, uma vez que o aluno precisa de responsabilidades para estar em posse do caderno e realizar a atividade encaminhada juntamente com seus familiares. Outro ponto a ser evidenciado é que, para ser guardião em sala, é preciso estar com suas obrigações escolares em dia, o que aumenta o laço de união e amizade entre as crianças. Algo em comum passa a existir, como zelar pelo que é do outro e de todos.
É nessa relação lúdica e prazerosa, que o Vivendo e Aprendendo tem a oportunidade de trabalhar com diferenças, afetividade, respeito, resgatar valores, fortalecer a autoestima, praticar a empatia e estimular o pensamento crítico das crianças.